Hoje, dia 21 de maio, comemoramos o dia do Profissional de Letras, também chamado de Letrólogo ou Beletrista.
Listamos abaixo os 10 mitos mais comuns sobre o Profissional de Letras:
1) Não, não somos um dicionário ambulante.
2) Não, não ficamos corrigindo mentalmente tudo o que as pessoas falam. De vez em quando sim, sempre, não. hihihihihihihihi
3) Mas sim, tudo o que a gente LÊ a gente revisa mentalmente. Até frasco de xampu? Sim, e xampu é com x mesmo.
4) Não, não vamos corrigir seu livro, seu texto, sua redação ou seu TCC 'rapidinho', dando só uma 'olhadinha'. O processo de correção consiste em pegar toda nossa bagagem cultural, ler o seu texto, pesquisar as partes em que tivermos dúvida, deixar lindo e depois entregar. =D HAHAHAHa resumidamente é isso!
5) Quem faz Letras necessariamente quer lecionar? Não necessariamente, mas a formação 'licenciatura' tem esse objetivo.
6) Quem faz Letras ganha muito pouco? Depende, tudo depende.
7) Quem faz Letras pode ser tradutor? Pode, o curso pode ser uma base. Para ser tradutor precisa estudar + português, + o idioma estrangeiro, tudo MAIS. Não é fácil, mas é uma profissão que eu me identifico. Tem muita gente que não gosta de traduzir, prefere revisar. Tem gente que não gosta de nada disso, prefere dar aulas de gramática. Tudo depende.
8) Quem faz Letras pode ser Pesquisador? Seguir na área acadêmica? Sim, perfeitamente.
9) Posso entrar na faculdade sem saber nenhum idioma e aprender lá? Pode, eu não recomendo, por que alguns cursos de idiomas da faculdade já começam com um nível intermediário. Varia, dependendo da faculdade mesmo.
10) Todos os cursos de Letras são iguais? Não, por isso é importante ver a grade curricular do curso, verificar se a faculdade/universidade é reconhecida pelo MEC, e depois escolher =)
Fonte: http://letrasdadepressao.blogspot.com.br/2015/05/10-mitos-sobre-o-profissional-de-letras.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário