Plano de Aula
Literatura Portuguesa – Poesia
TEMA
Humanismo
OBJETIVOS
- · Conceituar aos alunos o movimento histórico Humanismo, pontuando os fatos relevantes da época e a sua transição para o período Renascentista.
- · Contextualizar as duas obras mais importantes de Gil Vicente : Auto da Barca do Inferno & A Farsa de Inês Pereira.
- · Introduzir aos alunos, o uso de novas tecnologias como forma de interação através de plataformas multimodais. Para isso será proposta a criação de um canal na mídia digital “Snapchat”, para compartilharem trechos da leitura dramática na linguagem moderna.
MATERIAL
Apresentação em PowerPoint, Data Show, Livros /
textos da Obra de Gil Vicente, Celular ou tablet.
DURAÇÃO
4 aulas de 50 minutos cada uma.
PÚBLICO-ALVO
Alunos do 1º ano do Ensino Médio.
METODOLOGIA
1ª Aula
Apresentação do contexto histórico da escola “ Humanismo”
e sua transição para o Renascimento, pontuando as principais características e autores
relevantes da época, reforçando a biografia de Gil Vicente e características de sua
obra, por meio de slides.
2ª Aula
Na primeira parte da aula, será explicado sobre a
obra Auto da Barca do Inferno, apresentando suas características próprias,
sendo feita leituras de trechos da obra através dos slides, vídeos e também
impressos.
(25 minutos)
(25 minutos)
Na segunda parte da aula, será explicado sobre a
obra A Farsa de Inês Pereira, apresentando aos alunos as características próprias,
sendo feita leituras de trechos da obra através dos slides, vídeos e também
impressos.
(25 minutos)
(25 minutos)
3ª Aula
Nesta aula, os alunos
passarão por um processo de explanação das obras, para uma boa compreensão do
textos e assimilação do material com a atualidade. Trabalhar a questão da
linguagem da época com a linguagem atual.
Dividir a sala em quatro
grupos, para a realização de leituras dramáticas das duas obras citadas, dando
liberdade para que o aluno encene.
4ª Aula
Na última aula, através
dos recursos tecnológicos, os alunos criarão um canal na plataforma “Snapchat”.
Com isso, estes, farão as leituras dramáticas em grupos e poderão gravá-las e
compartilhar nas redes sociais. O objetivo é aproximar a leitura da obra com a
leitura atual , usando os recursos que o “Snapchat” pode oferecer.
Ao final da aula e do
trabalho, divulgaremos para toda a sala os vídeos produzidos pelos alunos.
AVALIAÇÃO
Leitura das Obras; Criação e interação entre os
grupos no canal Snapchat; Roda de conversa para o fechamento do conteúdo.
Pessoal, por favor, corrijam a disciplina, é Poesia, ok.
ResponderExcluirNão entendi muito bem o plano de aula, vocês poderiam colocar um link, por favor?