terça-feira, 10 de maio de 2016

Plano de Aula

Literatura Portuguesa – Poesia




TEMA
Humanismo

OBJETIVOS
  • ·        Conceituar aos alunos o movimento histórico Humanismo, pontuando os fatos relevantes da época e a sua transição para o período Renascentista.
  • ·        Contextualizar as duas obras mais importantes de Gil Vicente : Auto da Barca do Inferno  & A Farsa de Inês Pereira.
  • ·        Introduzir aos alunos, o uso de novas tecnologias como forma de interação através de plataformas multimodais. Para isso será proposta a criação de um canal na mídia digital “Snapchat”, para compartilharem trechos da leitura dramática na linguagem moderna.


MATERIAL

Apresentação em PowerPoint, Data Show, Livros / textos da Obra de Gil Vicente, Celular ou tablet.

DURAÇÃO

4 aulas de 50 minutos cada uma.

PÚBLICO-ALVO
Alunos do 1º ano do Ensino Médio.

METODOLOGIA

1ª Aula
Apresentação do contexto histórico da escola “ Humanismo” e sua transição para o Renascimento, pontuando as principais características e autores relevantes da época, reforçando a  biografia de Gil Vicente e características de sua obra, por meio de slides.

2ª Aula
Na primeira parte da aula, será explicado sobre a obra Auto da Barca do Inferno, apresentando suas características próprias, sendo feita leituras de trechos da obra através dos slides, vídeos e também impressos.
(25 minutos)
Na segunda parte da aula, será explicado sobre a obra A Farsa de Inês Pereira, apresentando aos alunos as características próprias, sendo feita leituras de trechos da obra através dos slides, vídeos e também impressos.
 (25 minutos)

3ª Aula
Nesta aula, os alunos passarão por um processo de explanação das obras, para uma boa compreensão do textos e assimilação do material com a atualidade. Trabalhar a questão da linguagem da época com a linguagem atual.

Dividir a sala em quatro grupos, para a realização de leituras dramáticas das duas obras citadas, dando liberdade para que o aluno encene.

4ª Aula
Na última aula, através dos recursos tecnológicos, os alunos criarão um canal na plataforma “Snapchat”. Com isso, estes, farão as leituras dramáticas em grupos e poderão gravá-las e compartilhar nas redes sociais. O objetivo é aproximar a leitura da obra com a leitura atual , usando os recursos que o “Snapchat” pode oferecer.
Ao final da aula e do trabalho, divulgaremos para toda a sala os vídeos produzidos pelos alunos.


AVALIAÇÃO

Leitura das Obras; Criação e interação entre os grupos no canal Snapchat; Roda de conversa para o fechamento do conteúdo.



Um comentário:

  1. Pessoal, por favor, corrijam a disciplina, é Poesia, ok.
    Não entendi muito bem o plano de aula, vocês poderiam colocar um link, por favor?

    ResponderExcluir